
A ex-prefeita de Lauro de Freitas e pré-candidata a deputada federal, Moema Gramacho (MDB), utilizou as redes sociais na noite desta sexta-feira (26) para se posicionar sobre a prisão do presidente da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, o vereador João Raimundo Damacena dos Santos, conhecido como Juca, suspeito de agredir a companheira em um bar, no bairro da Pituba, em Salvador.
Ao comentar o caso, Moema manifestou solidariedade à vítima e destacou a gravidade da denúncia, especialmente por envolver um agente público.
“Minha solidariedade à advogada vítima de violência em Salvador. É ainda mais doloroso saber que a agressão teria sido praticada por um homem público, vereador e presidente da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, alguém com quem a vítima mantinha uma relação de proximidade e confiança. Nenhuma mulher deve sofrer violência. Neste momento, manifesto todo o meu apoio e solidariedade à vítima.”
Segundo informações da Polícia Militar, o vereador teria esganado a namorada, uma advogada, após o fim do relacionamento. A agressão teria sido presenciada por um juiz que estava no local, o que levou ao acionamento da PM. O parlamentar foi conduzido inicialmente à viatura da corporação e, em seguida, encaminhado para a Casa da Mulher Brasileira.
Na publicação, Moema defendeu que o caso seja investigado com rigor e que todas as providências legais e institucionais sejam adotadas.
“Espero que o caso seja rigorosamente apurado e que a Justiça, assim como a Câmara Municipal de Lauro de Freitas, adotem todas as medidas cabíveis. Ninguém está acima da lei. Exercer um mandato público exige responsabilidade, respeito e compromisso com a sociedade. Violência contra a mulher não pode ser tolerada em hipótese alguma.”
A emedebista também relembrou ações implementadas durante suas gestões à frente da Prefeitura de Lauro de Freitas voltadas à proteção e ao acolhimento das mulheres, reafirmando o compromisso com políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.
“Ao longo da minha trajetória pública, sempre tive a defesa das mulheres como prioridade. Em Lauro de Freitas, nas minhas quatro gestões, criamos a 1ª Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres do Brasil. Entregamos o Centro Lélia Gonzalez, Ronda Maria da Penha, Sala Lilás, NEAM e avançamos para a Delegacia Especializada. Seguirei defendendo que nenhuma mulher viva com medo e que todo agressor seja responsabilizado. Respeito às mulheres é compromisso e obrigação.”
